Newsletter


Cadastre seu e-mail aqui para receber as últimas novidades sobre os produtos e oportunidades Vivace.

Enviar

O QUE É UM CONTROLE SPLIT RANGE COM POSICIONADORES DE VÁLVULA?

O controle split range de um sistema consiste no controlador operando mais de uma saída, onde geralmente tais saídas proporcionam efeitos diferentes na variável do processo.
 
Por exemplo, a saída do controlador é dividida e enviada para duas ou mais válvulas de controle. O divisor define como cada válvula é sequenciada à medida que a saída do controlador muda de 0 a 100%. Na maioria das aplicações split range, o controlador ajusta a abertura de uma das válvulas quando sua saída está na faixa de 0 a 50% e a outra válvula quando sua saída está na faixa de 50% a 100%. 
 
Por exemplo, na figura a seguir, a válvula PV-B fechará em resposta ao aumento da pressão do separador, enquanto a válvula PV-A abrirá quando a pressão aumentar além do ponto de ajuste.


Quando a pressão aumenta além do setpoint na faixa de 0-50% da saída do controlador, a válvula PV-B deve ir de totalmente aberta a totalmente fechada. Quando a pressão aumenta além do setpoint na faixa de 50-100% da saída do controlador, a válvula PV-A deve ir totalmente fechada a totalmente aberta.